Guerra Rússia-Ucrânia

Militares canadianos vão treinar soldados ucranianos na Polónia

Treino vai incluir reconhecimento técnico, uso de explosivos para trabalhos de demolição e remoção de minas.

Anita Anand, ministra da Defesa canadiana
EVARISTO SA

Lusa

SIC Notícias

O Canadá vai enviar para a Polónia nas próximas semanas cerca de 40 engenheiros militares para treinar, junto com as tropas polacas, soldados ucranianos, anunciou esta terça-feira a ministra da Defesa canadiana, Anita Anand.

Este treino facultado pelas Forças Armadas Canadianas (CAF) vai incluir uma série de habilidades, incluindo reconhecimento técnico, uso de explosivos para trabalhos de demolição e remoção de minas, de acordo com um comunicado.

"Os nossos engenheiros de combate altamente treinados vão transferir técnicas de última geração para as forças ucranianas, vão trabalhar ao lado das Forças Armadas polacas e em conjunto vão fortalecer as capacidades tecnológicas da Ucrânia no terreno", disse Anand numa conferência de imprensa conjunta com seu homólogo polaco, Mariusz Blaszczak, em Varsóvia.

"Vão aumentar a eficácia operacional das Forças Armadas ucranianas à medida que continuam a avançar a reconquistar o seu território", acrescentou.

Este treino soma-se ao fornecido pelos militares canadianos, no Reino Unido, aos recrutas ucranianos e à formação de artilheiros na utilização de canhões M777 oferecidos pelo Canadá à Ucrânia, segundo Anand.

A ministra da Defesa canadiana também condenou a Rússia, que "continua a intensificar a sua invasão ilegal e injustificável da Ucrânia com referendos fictícios e a anexação totalmente ilegítima do território ucraniano".

"O Canadá não reconhece os referendos de Putin. Nunca reconheceremos. Condenamos os terríveis ataques de mísseis da Rússia a Kiev e outras cidades ucranianas e reiteramos que atacar civis é um crime de guerra", acrescentou.

Anand assinou hoje um memorando de entendimento com Blaszczak destinado a fortalecer a cooperação militar entre os dois países.

Últimas