Guerra Rússia-Ucrânia

"Nós voltaremos": Zelensky promete reconquistar a Crimeia

Na cimeira da Plataforma da Crimeia, um fórum lançado por Kiev há dois anos, Zelensky pediu o apoio aos líderes mundiais.

SIC Notícias

Ao lado do Presidente polaco, Andrzej Duda, que viajou para Kiev para participar presencialmente na segunda cimeira da Plataforma da Crimeia, Volodymyr Zelensky prometeu reconquistar a península ucraniana, desde 2014 sob o domínio russo.

"Sei que a Crimeia está com a Ucrânia e espera o nosso regresso. Quero que todos saibam que nós voltaremos. [E] quando voltarmos, corrigiremos tudo o que os ocupantes fizeram na nossa península ucraniana. Vieram para a Crimeia e para toda a região do Mar Negro com agressividade e armas russas, ameaças ecológicas catastróficas de destruição sem precedentes à natureza da Crimeia, de destruição da vida em sociedade, de declínio económico, de destruição de monumentos e militarismo", afirmou o Presidente ucraniano.

A cimeira da Plataforma da Crimeia decorreu por videoconferência e contou com a participação de vários chefes de Estado e de Governo, bem como da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A visita de Duda coincide com a celebração dos dias nacionais da bandeira, hoje, e da independência da Ucrânia, na quarta-feira, dia em que também se cumprem seis meses da invasão que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro.

Últimas