Moschun é uma pequena localidade, a norte de Kiev, que ficou praticamente toda destruída. No terreno, já são visíveis algumas retroescavadoras, camiões e equipas que tentam fazer reparações e recuperar as ligações de água, luz e gás.
O cenário é de destruição na cidade de Moschun. Depois da tentativa falhada de chegar a Kiev através de Irpin, os russos tentaram, também sem sucesso, passar por esta cidade ucraniana. A localidade, toda ela armadilhada, foi recuperada pelos ucranianos.
“À nossa volta está tudo completamente destruído, só há pouco tempo é que as pessoas puderam regressar a casa ainda que os russos já tivessem saído daqui no início de abril”, relata o enviado da SIC.
Segundo Bruno Castro Ferreira, Moschun é “uma localidade praticamente reduzida a cinzas”, onde sobrou apenas uma casa intacta – “o único sítio aqui há volta que tem um teto e que não foi destruído pelos bombardeamentos russos”.
Já começaram os trabalhos de remoção de minas na cidade. “Ao fim de três meses de guerra, o que se vê são retroescavadoras e camiões que estão já a fazer algumas reparações na estrada”, bem como a recuperar as ligações de eletricidade, água, gás e de telecomunicações.
SAIBA MAIS
- “Rússia está a usar crise alimentar como arma”, diz Von der Leyen
- Mais de 80% dos ucranianos contra concessões territoriais
- Costa visita Irpin: “É absolutamente devastador”
- SIC na Ucrânia: entre 2.000 a 2.500 pessoas regressam à região de Kharkiv diariamente
- Três meses de guerra na Ucrânia: 23 milhões de toneladas de trigo a apodrecer no porto de Odessa
- Von der Leyen diz que Kiev deve vencer a guerra e condenar Putin
- O recado da ONU aos multimilionários: “O mundo está em graves apuros, ajam agora”