Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia insiste que Ucrânia está a encenar imagens e admite “perda significativa de tropas” 

Porta-voz do Kremlin garante que ucranianos usam civis como escudos humanos.

A Rússia voltou a insistir que as imagens do ataque a uma maternidade em Mariupol e de dezenas de civis mortos nas ruas de Bucha foram encenadas. 

O porta-voz do Kremlin garantiu que as tropas russas não cometeram crimes de guerra e que os ucranianos utilizam civis como escudos humanos. 

Em entrevista à Sky News, o porta-voz de Vladimir Putin admitiu ainda “perdas significativas” no exército russo por causa da guerra na Ucrânia. 

“Temos uma perda significativa de tropas e é uma grande tragédia para nós”, disse Dmitry Peskov.  

Alemanha alega ter gravações de soldados russos sobre morte de civis em Bucha

Os serviços de informações da Alemanha gravaram conversas entre soldados russos na Ucrânia que, supostamente, provam que os disparos contra civis fazem parte da estratégia da invasão da Rússia, noticiou esta quinta-feira o semanário Der Spiegel.

Os serviços de informações alemães (BND) captaram conversas transmitidas via rádio entre militares russos que mencionam a morte de civis, estando as gravações, segundo o semanário, na posse do Parlamento de Berlim.

De acordo com a notícia publicada esta quinta-feira pelo Der Spiegel, alguns diálogos entre soldados russos podem relacionar-se com os civis encontrados mortos nas ruas de Bucha, nos arredores de Kiev.

Nas gravações do BND, um soldado conta como ele e outro militar dispararam contra uma pessoa que se deslocava de bicicleta. Numa outra conversa captada pelos serviços de informações alemães ouve-se um homem que afirma que “primeiro se fazem perguntas aos civis e depois dispara-se”.

Saiba mais:

Últimas