As forças ucranianas estão a atacar alvos importantes e a afastar o exército russo do centro de Kiev. Estas ações podem vir a condicionar a capacidade das tropas russas em lançar ofensivas militares.
Os enviados da SIC a Kiev, Catarina Neves e Odacir Júnir, relatam que, de acordo com fontes ucranianas, as tropas empurraram o exército russo para zonas fora do centro da capital.
Apesar disso, as sirenes continuam a tocar e há registo de dois bombardeamentos: um a sul de Kiev, numa zona onde há um depósito de petróleo, e outro a norte da capital, numa zona residencial perto de Irpin e Bucha.
Defesa britânica revela que Ucrânia está a atacar alvos importantes
Também esta quinta-feira, o Ministério da Defesa do Reino Unido revelou que as forças ucranianas estão a atacar alvos importantes nas áreas ocupadas pela Rússia na Ucrânia, o que pode reduzir a capacidade do exército russo em lançar ofensivas.
Segundo a inteligência do Reino Unido, é provável que as forças ucranianas continuem a atacar pontos logísticos estratégicos nas regiões controladas pelos russos.
Estas ações poderão forçar as forças russas a priorizar a defesa dos seus bens essenciais e impedir a Rússia de aceder aos necessários reabastecimentos para os seus militares, acrescenta.
Saiba mais
- Guerra na Ucrânia: EUA dizem que 60% dos mísseis russos falharam
- Ação de contra-ataque ucraniano no porto de Berdyank foi “extremamente significativa”
- Reportagem SIC: ataque a instituto científico em Kiev destruiu quatro edifícios
- Ucrânia: Kiev usa reconhecimento facial para revelar aos russos a dimensão das suas perdas
- “Ouvem-se explosões de forma praticamente constante” em Kiev