António Guterres afirma que Gaza é "um catálogo interminável de horrores". O secretário-geral das Nações Unidas exige o fim das mentiras e dos obstáculos na entrega de ajuda humanitária ao enclave palestiniano.
“A aceleração das operações militares na cidade de Gaza terá consequências devastadoras. Centenas de milhares de civis já exaustos e traumatizados serão forçados a fugir, mais uma vez, colocando famílias ainda em mais perigo. Isto tem de acabar”, declarou António Guterres.
O secretário-geral das Nações Unidas diz que os níveis de destruição e morte em Gaza não têm paralelo.
“A fome já não é uma possibilidade iminente, é uma catástrofe atual. As pessoas estão a morrer de fome”, insistiu.
“Os ataques fazem parte de uma lista infindável de horrores. Tem de haver responsabilização”, urgiu o líder das Nações Unidas.
António Guterres volta a apelar ao cessar-fogo imediato e à libertação incondicional dos reféns detidos pelo Hamas. E pede que, de uma vez por todas, Israel deixe de bloquear a entrada de alimentos em Gaza.
“Chega de desculpas, chega de obstáculos, chega de mentiras.”
Na semana passada, a ONU declarou oficialmente que a fome existe de forma clara e inequívoca em Gaza.
Já esta semana, 14 dos 15 países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenaram Israel por utilizar a fome como arma de guerra. Só os Estados Unidos ficaram de fora.