Guerra no Médio Oriente

Guerra está a motivar fuga de estrangeiros de Israel e do Irão

Países como a China e a Índia já pediram aos respetivos nacionais que deixem de imediato a capital do Irão. O apelo está também a ser seguido por centenas de estrangeiros que estão em Israel. 

João Nuno Assunção

Quatro dias depois do início do conflito, Israel e Irão continuam em guerra aberta e a trocar ataques aéreos. Nas últimas horas, o exército israelita disse ter abatido o homem que até agora liderava as forças armadas iranianas. A república islâmica está a responder com o disparo sucessivo de mísseis e drones contra cidades como Haifa ou Telavive. Em Teerão há já longas filas de trânsito para deixar a cidade. O cenário  agrava-se depois de Donald trump ter apelado à população para fugir de imediato. 

A fuga em massa já tinha começado, mas agravou-se na noite de segunda-feira depois de Donald Trump ter apelado, numa rede social, à evacuação imediata da cidade onde  vivem nove milhões de pessoas. 

Intensificou-se ainda perante novo alerta de bombardeamento das tropas israelitas. Nas últimas horas, as forças de Telavive alegam ter lançado ataques sobre alvos militares em Teerão. Garantem ainda ter abatido o homem que liderava as forças armadas da república islâmica. 

Países como a China e a Índia já pediram aos respetivos nacionais que deixem de imediato a capital do Irão. O apelo está também a ser seguido por centenas de estrangeiros que estão em Israel. 

O mais recente conflito armado começou na última sexta-feira, quando Israel lançou uma ofensiva que teve como alvo infraestruturas militares e nucleares no Irão. 

Últimas