Guerra na Síria

Rebeldes sírios mostram coleção com dezenas de carros de luxo de Bashar al-Assad

Os muitos automóveis, que estavam guardados num armazém no interior do palácio presidencial, na Síria, estarão avaliados, no total, em mais de seis milhões de euros. Bashar al-Assad terá fugido para a Rússia depois de a oposição ter tomado o poder.

SIC Notícias

Os rebeldes sírios encontraram, no palácio presidencial onde residia Bashar al-Assad, dezenas de carros, alguns de quais de alta cilindrada, nomeadamente Ferrari, Mercedes, Porsche e Rolls Royce.

Vários vídeos que surgiram nas redes sociais, no domingo, mostram vários rebeldes num armazém de grandes dimensões, que servia de garagem para os muitos carros que o Presidente sírio deposto tinha em sua posse.

De acordo com o Diário AS, entre as viaturas que integram a coletânea dispendiosa encontram-se veículos como o Rolls Royce Phantom, Aston Martin DB7, Ferrari F4, F430, 355 F1 GTS, Mercedes Benz SLS AMG e Audi R8.

Lamborghini, Porsche, Land Rover, Toyota ou Bentley são outras das marcas que também compõem a vasta coleção automóvel.

De acordo com uma estimativa do AS – que teve em conta os preços dos veículos novos nos EUA -, a frota do ex-chefe de Estado da Síria está avaliada em cerca de 6,5 milhões de euros.

A este valor somam-se ainda os preços dos automóveis que não foram identificados, pelo que valor total será ainda mais elevado.

No domingo, a oposição síria declarou Damasco "livre" do Presidente Bashar al-Assad, após 12 dias de ofensiva de uma coligação liderada pelo grupo islâmico Organização de Libertação do Levante (Hayat Tahrir al Sham ou HTS, em árabe), juntamente com outras fações apoiadas pela Turquia.

O Presidente sírio, que esteve no poder 24 anos, deixou o país perante a ofensiva e encontra-se na Rússia, segundo as agências de notícias russas TASS e Ria Novost.

Últimas