Governo

Já é conhecido o novo secretário de Estado da Agricultura

O nome foi proposto pelo Governo e o Presidente da República aceitou. Gonçalo Rodrigues terá sido o primeiro governante a ser bem sucedido no questionário de 36 perguntas criado, precisamente, na sequência de uma série de nomeações polémicas para o Executivo.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

SIC Notícias

Mais de um mês depois da saída de Carla Alves, que esteve pouco mais de 24 horas no Executivo, o Governo nomeou um novo secretário de Estado da Agricultura. Trata-se de Gonçalo Rodrigues e de Belém já chegou a luz verde.

O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro, de nomeação do Prof. Doutor Gonçalo Rodrigues, como novo Secretário de Estado da Agricultura”, lê-se na nota publicada no site da Presidência da República.

A tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelas 17:45, no Palácio de Belém.

Gonçalo Rodrigues teve de responder ao questionário de 36 perguntas criado pelo Governo na sequência de uma série de nomeações polémicas para o Executivo.

Quem é o Gonçalo Rodrigues?

Nascido no Porto em 1981, Gonçalo Caleia Rodrigues é doutorado em Engenharia dos Biossistemas, pelo Instituto Superior de Agronomia, e tem uma pós-graduação em gestão, da Nova School of Business and Economics (NovaSBE), de Lisboa.

Foi vice-presidente do Instituto Superior de Agronomia, instituição onde foi professor auxiliar de disciplinas da área de Agricultura.

Coordenou e integrou equipas de projetos nacionais e internacionais sobre as temáticas do regadio, clima e relação solo-água-planta.

Tem diversos artigos técnicos e científicos, e capítulos de livros, principalmente nas áreas da agricultura de regadio.

É membro do LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food.

A saída de Carla Alves

Ao início da noite de dia 5 de janeiro chegava às redações o comunicado que anunciava a demissão da secretária de Estado da Agricultura, pouco mais de 24 horas depois de ter tomado posse. O pedido foi “prontamente aceite” pelo primeiro-ministro, depois de, horas antes, o próprio ter garantido no Parlamento que não demitiria.

“A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo. A demissão foi prontamente aceite”, lia-se no comunicado do Governo.

O mandato de Carla Alves ficou para a história como um dos mais curtos, se não mesmo o mais curto de sempre. A tomada de posse foi no Palácio de Belém e ia substituir Rui Martinho, que abandonou o Executivo por razões de saúde.

Diferente seria o motivo da saída de Carla Alves: a polémica que envolvia o marido - antigo presidente da Câmara de Vinhais - e que resultou no arresto de contas bancárias.

Últimas