Queda do BES

"Bad bank" contrata consultora Fig Partners para vender banco em Miami

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje,  em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, ter contratado a consultora financeira Fig Partners para ajudar a vender ou  reorganizar a filial do banco em Miami, nos Estados Unidos. 

O BES informa, no comunicado, que "foi contratada a empresa Fig Partners  como consultora financeira no âmbito da avaliação e estruturação de potencial  transação para alienação, fusão ou reorganização do Espirito Santo Bank,  Miami, Florida". 

O Banco de Portugal decidiu este mês colocar os depósitos e créditos  do Espírito Santo Bank (Miami, Estados Unidos) - tal como os do Aman Bank  (Líbia) - sob gestão do Novo Banco, mas as dívidas ficaram no 'bad bank',  ou seja, no BES. 

Em julho, a norte-americana Federal Deposit Insurance Corporation resolveu  investigar as regras de governação nas transações financeiras e de gestão  dos ativos da ES Miami Bank, depois de terem surgido suspeitas de branqueamento  de capitais e outros ilícitos. 

Na noite de domingo, 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo  do BES e anunciou a separação da instituição em duas. 

O chamado banco mau ('bad bank') ficou com os ativos e passivos tóxicos  do antigo BES, que, apesar de se continuar a chamar BES, não tem licença  bancária.  

Já no 'banco bom', o Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados  não problemáticos do ex-BES, recebendo esta nova instituição financeira  uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução  bancário. 

 

Lusa

Últimas