Facto Político

Castro Almeida: “Conviveria bem com a IL no Conselho de Ministros”

Ministro da Coesão é cabeça de lista da AD por Portalegre, o círculo eleitoral onde a coligação não conseguiu eleger nenhum deputado no ano passado.

Diogo Teixeira Pereira

A governabilidade alimenta sempre as semanas que antecedem eleições legislativas. Desta vez há dúvidas sobre o que fará a AD se o PS ganhar as eleições por uma margem parecida à da vitória do ano passado. Manuel Castro Almeida não confirma a reciprocidade pedida pelo PS, mas alerta que, com maioria de direita no Parlamento, Pedro Nuno Santos seria líder de um governo “a prazo”.
Já sobre entendimentos com a Iniciativa Liberal, a mensagem parece não ter medo de uma fuga de voto útil: “Conviveria num Conselho de Ministros com pessoas da Iniciativa Liberal. Há áreas do programa deles com as quais me identifico”

Incompatibilidades de Montenegro? “Nunca dei muita importância a esse assunto”

Na única entrevista que Montenegro deu em praticamente meio ano, revelou que os seus ministros sabem que, quando tem incompatibilidades, se recusa a tomar posições. Castro Almeida não se lembra de alguma vez isso ter acontecido.

Nesta entrevista ao Facto Político responde “não sei” quando a pergunta é sobre se se lembra do momento em que ficou a saber que a Solverde era uma incompatibilidade do chefe de Governo, acrescentando que “nunca dei muita importância a esse assunto, ainda hoje não dou”.

O ministro da Coesão Territorial revela ainda que “é recorrente vários ministros dizerem que não se podem pronunciar sobre vários assuntos”, mas não consegue dizer quais nem quantas vezes: “Não sou capaz de fazer essa lista. Normalmente são coisas de ligações distantes”.

“Se eu fosse PM, ministra da Saúde continuava no Governo”

Quando o assunto é a ministra da Saúde, Manuel Castro Almeida diz que esse é o cargo “mais difícil do Governo, não queria estar na pele dela”.

Apesar de tudo, defende que Ana Paula Martins “está a pôr as coisas no bom caminho” e que “apesar de não haver uma relação direta entre os cabeças de lista e a continuidade no Governo”, garante que “se fosse PM, Ana Paula Martins continuava no Governo”.

Todas as semanas, um Facto Político é analisado por um protagonista da atualidade. Entrevistas diretas ao centro das questões que dominam a vida política nacional. Ao sábado, na SIC Notícias, com o jornalista Diogo Teixeira Pereira.

Últimas