Em Espanha, as sondagens para as Europeias apontam uma vitória do Partido Popular, contudo com pouca vantagem sobre os socialistas.
De acordo com os mais recentes estudos, o Partido Popular, representante da direita espanhola, é o primeiro colocado em termos de intenção de voto, com 33,2%. Em segundo lugar, com 30,1%, aparece o Partido Socialista Operário Espanhol. Depois vem o Vox, partido considerado de extrema direita, com 10,7%.
Se as sondagens estiverem certas, o Partido Popular passará dos atuais 12 eurodeputados a 23 ou 24, ou seja irá duplicar a sua representação no Parlamento Europeu e o Partido Socialista Operário Espanhol terá 20, o mesmo número de eurodeputados que tem atualmente.
Segundo as previsões, o crescimento do VOX também fará o partido duplicar o número de eurodeputados no Parlamento Europeu, passando dos atuais três para seis.
Índice de espanhóis que dizem ter interesse nas eleições europeias aumentou
Segundo o Eurobarómetro, o índice de cidadãos espanhóis que dizem ter interesse pelas eleições europeias aumentou. De 39% em 2019, ano das últimas eleições para o Parlamento Europeu, para 58% em 2024.
Em relação à probabilidade de ir às urnas, 70% dos entrevistados espanhóis disseram, em abril deste ano, que é provável que votem no próximo domingo, dia 9.
Com as eleições europeias desta ano, Espanha passa a ocupar 61 das 720 cadeiras do Parlamento Europeu, ficando atrás, em número de cadeiras, somente da Alemanha (96), da França (81) e da Itália (76).
À semelhança de Portugal, Espanha também vai a votos no dia 9.