Tanto em Portugal como na Alemanha no final foram os portugueses a festejar, mas durante mais de 120 minutos foi um jogo de nervos.
Portugal era favorito frente à Eslovénia, mas precisou de ir a penáltis para seguir em frente. No entanto o selecionador de Portugal garante que foi um "bom jogo".
"Fizemos um bom jogo de ataque (…) Não marcámos é certo, mas jogámos um bom jogo", garantiu Roberto Martinez durante a conferência de imprensa.
Contudo, há quem não concorde com esta opinião.
"As conferências de imprensa de Roberto Martinez começam a ser desonestas. É impossível para um selecionador nacional e treinador de topo, como é Roberto Martinez, chegar ao fim deste jogo e dizer que a seleção jogou muito bem. Não jogou mal é certo, mas exige-se muito mais de jogadores com tanta qualidade", afirmou Mariana Fernandes, comentadora SIC, durante a sua análise ao jogo.
Portugal é a terceira seleção mais valiosa deste europeu, no total os convocados valem mais de mil milhões de euros. A Eslovénia está bem abaixo, sendo que os jogadores estão avaliados em 141 milhões, segundo o site Transfermarkt.
"Vivi o jogo com orgulho, gostei muito do nosso desempenho", disse ainda Roberto Martinez aos jornalistas.
No entanto, as palavras de Roberto Martinez no final do jogo não estão a convencer de todo. A principal critica feita ao selecionador de Portugal tem que ver com as substituições feitas durante o jogo.
"Olhamos para um selecionador que quando tem que mexer o seu raciocínio é ao contrário. Olha para dentro de campo e não pensa em quem tem de tirar, pensa em quem não pode tirar", disse Pedro Fatela, comentador da SIC na sua análise ao jogo desta segunda-feira.
Para o comentador, que garantiu que Portugal ganhou "graças a Diogo Costa e apesar de Roberto Martinez", o selecionador de Portugal tira apenas aqueles que têm “menos estatuto”, "como Vitinha e Rafael Leão".
Também o ex-internacional, Fernando Meira, garante que o selecionador teve "algum receio" de mexer na equipa.
Os corações dos portugueses preferiam um resultado mais folgado, mas o selecionador consegue encontrar aspetos positivos na forma como a vitória foi conseguida.
"Dá ainda mais força que ganhar um jogo com dois ou três golos. Estou muito satisfeito", afirmou Martinez.
Declarações que Ukra, ex-jogador de futebol, garante servirem apenas "para dar moral à equipa".