UEFA Euro 2024

Eslovénia: da cultura do desporto à devoção pelas abelhas

Olivier Bonamici, comentador da SIC, traça o perfil deste país, com apenas 2 milhões de habitantes, e dá-nos a conhecer a curiosa devoção dos eslovenos às abelhas.

Olivier Bonamici

SIC Notícias

A seleção portuguesa defronta esta segunda-feira a Eslovénia, num jogo a contar para os oitavos de final do Euro 2024. A equipa das quinas chega à fase a eliminar da prova em primeiro lugar do Grupo F. Já a Eslovénia está pela primeira vez nos oitavos de final de um Europeu. Olivier Bonamici, comentador da SIC, traça o perfil deste país, que considera uma potência europeia no desporto, em especial nas modalidades de inverno, e dá-nos a conhecer a curiosa devoção dos eslovenos às abelhas.

Portugal terminou a fase de grupos em terceiro lugar, somando três empates. Defronta agora a Eslovénia, um país de apenas 2 milhões de habitantes, que faz fronteira com Itália, Croácia, Hungria, e Áustria.

Olivier Bonamici destaca um símbolo que é visível na bandeira e nas camisolas da seleção eslovenas que é o da montanha mais alta do país - Triglav, com 2.800 m de atitude. Eslovénia é um país de montanha, onde os desportos de inverno são muito populares, em especial o salto de esqui, mas a Eslovénia é também uma potência noutras modalidades.

A Eslovénia juntamente com a Noruega "são os dois melhores países da Europa ao da Europa ao nível do desporto, em relação sempre ao número de habitantes, é preciso nunca esquecer (...) E qual é a explicação? Primeiro, 75% dos eslovenos fazem desporto regularmente, em Portugal 25%. As crianças fazem testes todos os anos para ver quais são as suas aptidões ao nível desportivo. É uma cultura desporto desde pequenino um e depois eles fazem vários desportos a ao longo da juventude", realça o comentador da SIC.

Na descrição sobre os vários feitos desportivos da Eslovénia, Bonamici sublinha: "Um país de 2 milhões de habitantes, como é que isto é possível, ter o melhor ciclista do mundo que está neste momento na volta a França, ao lado do João Almeida". Além de Tadej Pogacar (UAE Emirates) no ciclismo, o país tem grandes nomes noutras modalidades como o basquetebol e também no futebol.

Uma curiosidade sobre a cultura da Eslovénia é a dedicação às abelhas. "Um esloveno em cada 200 tem uma colmeia e o que é brutal é toda a arte que existe à volta disto", explica Bonamici e acrescenta que em todas as casa as pessoas têm desenhos, que podem ser de crianças ou algo mais elaborado, há toda uma arte, uma cultura pela preservação das abelhas.

Últimas