UEFA Euro 2020: Seleções e Grupos

Euro 2020. Portugal: um campeão em busca de nova glória

O perfil, o historial, momentos memoráveis e curiosidades sobre a presença da Seleção Nacional no Campeonato da Europa.

Martin Meissner

Ana Rute Carvalho

Portugal chega ao Euro 2020 com 26 convocados, dos quais ficam de fora nomes como João Mário, Nani, Ricardo Quaresma ou Éder, o autor do golo que valeu a conquista do Campeonato da Europa em 2016, na final com a França.

Cristiano Ronaldo é o jogador com mais golos marcados no Euro, incluindo a fase de qualificação, com 36. Em fases finais, divide o posto de melhor goleador com Michel Platini (França) com nove golos. Este ano, torna-se o primeiro jogador a participar em cinco edições do torneio.

Comandada por Fernando Santos, a seleção nacional vai tentar defender o título, numa fase final do Euro que passa por várias cidades europeias.

Selecionador: Fernando Santos

  • 66 anos;
  • Português;
  • Comanda a seleção nacional desde 2014;
  • Conquistou o Euro 2016 e a Liga das Nações 2018/19.
  • Foi considerado pela FIFA um dos três melhores treinadores do mundo em 2016.

Convocados:

Melhor desempenho no Euro:

Campeões em 2016, após a vitória frente à França por 1-0, com um golo de Éder.

Presenças nas fases finais:

Portugal esteve presente em sete fases finais do Euro, duas das quais chegou à final.

A primeira foi em 2004 com a Grécia. Perdeu por 1-0, no Estádio da Luz. Na segunda, venceu a França por 1-0 na final do Euro 2016, em Paris, tornando-se campeão da Europa.

Jogadores com mais golos em fases finais do Euro:

  • Cristiano Ronaldo (9);
  • Nuno Gomes (6);
  • Nani, Hélder Postiga, Sérgio Conceição (3) .

Momentos memoráveis:

Nos quartos-de-final do Euro 2004, em Portugal, frente a Inglaterra, Ricardo destacou-se em dois momentos. O guarda-redes tirou as luvas, no desempate por penáltis, e defendeu o remate de Darius Vassell. E depois, marcou o penálti decisivo.

No Euro 2004, o selecionador Luiz Filipe Scolari apelou ao patriotismo dos portugueses e pediu que colocassem a bandeira de Portugal às janelas. Para além disto, milhares de adeptos acompanharam a viagem da equipa na final entre Alcochete e Lisboa.

O momento em que Cristiano Ronaldo teve de ser substituído na final do Euro 2016, frente à França, com as lágrimas do jogador e as traças a voar sobre si. Depois, o seu papel como treinador-adjunto não oficial de Fernando Santos nos minutos finais do jogo que tornou Portugal campeão da Europa pela primeira vez.


Curiosidades:

► Cristiano Ronaldo é o jogador com mais presenças em edições do Euro (4) e em jogos em fases finais (21). É também o único jogador que marcou em quatro fases finais.

► A seleção nacional é a única equipa que travou um campeão duas vezes no arranque da edição seguinte. Com os empates frente à Alemanha Ocidental no Euro 84 e Dinamarca no Euro 96.

► A seleção nacional foi a primeira a sagrar-se campeã do Euro sem ter vencido um único jogo na fase de grupos.

► Os cinco golos de Portugal no Euro 96 foram marcados por cinco jogadores diferentes. A mesma coisa aconteceu no Euro 2008, mas desta vez com sete marcadores diferentes.

Calendário de jogos:

O Euro 2020 realiza-se entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, depois de ter sido adiado devido à pandemia de covid-19.

Portugal está no Grupo F, juntamente com a Hungria, França e Alemanha (anfitriã).

Terça-feira, 15 de junho

  • Hungria - Portugal (17h00, Budapeste) - Jogo emitido na SIC

Sábado, 19 de junho

  • Portugal - Alemanha (17h00, Munique)

Quarta-feira, 23 de junho

  • Portugal - França (20h00, Budapeste)

Fonte: UEFA

Veja também:

ESPECIAL EURO 2020

Últimas