Esquecidos

“Olhem em volta. Onde é que eu vou arranjar lenha?"

Mais de um milhão de pessoas deslocadas internas que vivem em campos no Noroeste da Síria enfrentam um novo inverno em condições muito difíceis.

SIC Notícias

Médicos Sem Fronteiras

Nasr Al-Jaddouh fugiu da zona rural de Hama por causa dos bombardeamentos e dos raides aéreos. Tem dois filhos e o pai está doente. Sabe que a situação em que vivem é terrível, mas admite que não tem opção.

“Tenho dois filhos e neste tempo frio não temos aquecimento. É mesmo muito mau. Chove durante alguns dias e depois para. Não nos podemos sentar em lado nenhum, a água entra pela nossa tenda”, conta Nasr Al-Jaddouh.

Também Imad Al-Hamdi vive com a família no campo de Idlib numa situação idêntica.

“A água entrou na minha tenda já por duas vezes. Os meus filhos estavam dentro da tenda tive de os levar para a tenda dos meus vizinhos. É muito duro. Nem sequer tenho plásticos, nem cobertores. “Olhem em volta. Onde é que eu vou arranjar lenha? Onde vou arranjar combustível?, pergunta Imad Al-Hamdi.

Algumas destas pessoas vivem em campos de deslocados há vários anos.

VEJA TAMBÉM:

Esquecidos é um projeto da SIC Notícias e da Médicos Sem Fronteiras que dá espaço aos que vivem situações de vulnerabilidade. Histórias de quem fica marcado por conflitos armados, catástrofes, migrações ou falta de acesso a cuidados de saúde. Testemunhos de quem é quase sempre silenciado. Muitas vezes esquecido.

Últimas