O papa Francisco advertiu, neste domingo, que se Donald Trump cumprir seu plano de deportações em massa de imigrantes ilegais será "uma desgraça" porque "não é assim que se resolvem as coisas".
"Isto, se for verdade, será uma desgraça porque fará com que os pobres infelizes que não têm nada paguem a fatura do desequilíbrio", disse numa entrevista ao programa italiano de televisão "Che tempo che fa" ("Como está o Tempo", em tradução livre).
"Isso não está certo, não é assim que se resolvem as coisas", considerou o pontífice argentino, assegurando que não falou com o magnata e presidente eleito com posse marcada para esta segunda-feira, e recordou que se encontraram durante o seu primeiro mandato no Vaticano.
Na entrevista, voltou a referir a imigração como uma possível solução para o declínio demográfico em países europeus envelhecidos, como a Itália e a Espanha.
"Atualmente, a Itália tem uma idade média de 46 anos. Não se fazem crianças... deixem entrar os imigrantes. Na Albânia, a média de idades é de 23 anos, em Espanha é ainda mais. Têm de resolver este problema. Se não fazem filhos, deixem entrar os imigrantes", defendeu Francisco.
Para que isto funcione, os imigrantes devem ser "acolhidos, acompanhados, promovidos e integrados", sustentou.
- Com Lusa