Eleições nos EUA

Donald Trump e Joe Biden já estão reunidos na Casa Branca

Joe Biden recebeu esta quarta-feira Donald Trump na Casa Branca, naquele que foi o primeiro encontro desde as eleições presidenciais da semana passada. Está dado o primeiro passo no processo de transição de poder.

SIC Notícias

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quarta-feira que a transição de poder na Casa Branca será "a mais tranquila de sempre", no início de uma reunião com o chefe de Estado cessante, Joe Biden.

"A política é difícil e muitas vezes não é um mundo muito agradável, mas hoje é um mundo agradável e estou grato", disse o 45.º e que será em janeiro o 47.º Presidente norte-americano, depois de ter apertado a mão a Joe Biden na Sala Oval, onde se encontraram para uma reunião.

O Presidente democrata, Joe Biden, deu início ao encontro felicitando o republicano Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais de 5 deste mês.

"Faremos todos os possíveis para garantir que têm tudo o que precisam", prometeu Joe Biden, ao receber Trump na Sala Oval.

O atual presidente reforçou que espera uma transição pacífica em janeiro. Trump respondeu que será tão suave quanto possível e disse que a política é dura e que muitas vezes não é um mundo agradável, mas que hoje é um mundo bonito.

A primeira dama Jill Biden juntou-se, também, ao presidente para cumprimentar Donald Trump à chegada à Casa Branca. Não foram divulgadas imagens do momento.

Jill Biden entregou a Trump uma carta escrita à mão a felicitar Melania Trump e mostrou-se disponível para ajudar na transição. Recorde-se que Melania Trump recusou o tradicional encontro com a ainda primeira dama.

Biden promete "transição pacífica"

Numa declaração ao país, Biden pediu aos norte-americanos para respeitarem os resultados eleitorais e prometeu uma transição pacífica. A reunião terá lugar na Sala Oval e é a primeira vez em mais de 3 décadas que um Presidente cessante se senta com um novo Presidente contra o qual competiu em campanha.

Há quatro anos, o republicano não cumpriu a tradição de transferência pacífica de poder. Donald Trump regressa à presidência depois de um primeiro mandato entre 2017 e 2021. O republicano nunca reconheceu a derrota de 2020 e na altura boicotou a cerimónia de tomada de posse de Joe Biden.

Na semana passada, Trump disse estar "ansioso por este encontro" com Biden.

Trump aborda a possibilidade de um terceiro mandato

Antes da reunião na Sala Oval, Trump encontrou-se com membros do Partido Republicano da Câmara dos Representantes e abordou a possibilidade de um terceiro mandato, algo que é negado pela Constituição norte-americana.

"Suspeito que não voltarei a candidatar-me, a menos que digam 'ele é bom, precisamos de pensar noutra coisa'", disse Trump.

O antigo Presidente dos Estados Unidos (2017-2021) voltará à Casa Branca em 20 de janeiro, após uma interrupção de quatro anos, quando em 2020 perdeu a reeleição para Joe Biden, numa votação em que continua sem reconhecer a derrota.

Com Lusa

Últimas