A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, conseguiu, esta sexta-feira, receber o número necessário de votos para ser a candidata do Partido Democrata na corrida à Casa Branca.
A nomeação de Kamala Harris acontece através de voto virtual. A vice-presidente torna-se, agora, candidata, depois de o atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, ter desistido, após preocupações com o estado de saúde deste terem levado a uma grande descrença e à diminuição dos apoios à candidatura, entre os democratas.
Kamala Harris declarou-se "honrada", após assegurar o apoio da maioria dois delegados do partido.
"Estou honrada por ser a democrata nomeada para a Presidência dos Estados Unidos. Vou aceitar, oficialmente, a nomeação na próxima semana", escreveu, numa publicação na rede social X.
Confirmada a nomeação, Kamala Harris será a primeira mulher racializada candidata à Presidência da República, tanto entre os democratas como entre os republicanos, os dois maiores partidos norte-americanos.
As eleições presidenciais dos Estados Unidos da América acontecem a 5 de novembro. Kamala Harris irá defrontar o antigo presidente norte-americano Donald Trump, candidato do Partido Republicano. Trump também já esteve no centro das atenções, ainda antes do arranque da campanha, por causa de um tiroteio num comício, em que uma bala lhe raspou numa orelha e em que um dos seus apoiantes acabou morto a tiro.