Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A diferença foi de cerca de dois milhões de votos.
O candidato do Partido dos Trabalhadores (esquerda), de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.
Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto. É a primeira vez que um Presidente brasileiro consegue um terceiro mandato e é também a primeira vez que um Presidente perde a reeleição.
Lula festejou a vitória com os apoiantes na Avenida Paulista, em São Paulo
Na Avenida Paulista repleta de apoiantes, Lula da Silva assumiu que esta foi “a campanha mais difícil” que disputou na vida e reiterou: “Esta vitória não é minha é do povo brasileiro”.
Afirmou que a vitória desta noite é “de todos que decidiram libertar o país”. Por isso, prosseguiu, “quero dedicar esta vitória à democracia”.
Ao lado de Lula esteve Dilma Rousseff, ex-Presidente do Brasil. Depois do discurso de Lula, também a cantora Daniela Mercury falou antes de atuar para o público. A festa durou até de madrugada.
Lula da Silva toma posse dia 1 de janeiro.
Bolsonaro em silêncio após a derrota
O atual Presidente e candidato derrotado ainda não comentou os resultados. Jair Bolsonaro está em silêncio desde que Tribunal Superior Eleitoral declarou a vitória de Lula da Silva.
As luzes do Palácio da Alvorada, onde estava o Presidente do Brasil, desligaram-se logo depois de serem conhecidos os resultados. Informação avançada pelo Jornal Folha de São Paulo diz ainda que, Bolsonaro se recusou a reunir com os ministros após a derrota.
O discurso do ainda Presidente do Brasil é esperado esta segunda-feira.