Eleições Legislativas

Rui Rocha afasta cenário de Governo com AD porque "as maiorias possíveis estão constituídas"

A Iniciativa Liberal esperava crescer mais, admitiu Rui Rocha, e, por isso, afasta um possível cenário de Governo com a Aliança Democrática, que venceu as eleições legislativas deste domingo.

Ana Luísa Monteiro

No discurso desta noite, Rui Rocha assumiu que queria ter crescido mais nestas eleições legislativas e afastou-se de um Governo de coligação com a Aliança Democrática. Os liberais conseguiram eleger nove deputados, mais um do que no ano passado.

"Nós seremos garantia de governabilidade para o país e, na medida que isso dependesse de nós, cá estaríamos para assumir. Mas olhando para os resultados, o que vemos é que as maiorias possíveis estão constituídas. Portanto, o nosso papel é continuar a defender as nossas ideias", afirmou.

O líder dos liberais não fechou a porta às conversas dos próximos dias, mas reconhece que não terá o peso necessário para constituir uma maioria com a Aliança Democrática.

Num momento em que faltam atribuir os quatro mandatos do círculo da Europa, a Aliança Democrática tem 86 deputados, que somados aos nove da Iniciativa Liberal, não são suficientes para uma maioria no Parlamento.

Esta noite, em Lisboa, Rui Rocha agradeceu aos mais de 330 mil portugueses que votaram na IL e admitiu que, ao olhar para trás, não faria nada de diferente, destacando "a campanha pela positiva" e a "ética" do partido. Prometeu ainda não aderir a posições populistas, de quem oferece tudo a todos, mesmo que isso implique crescer mais devagar.

Últimas