Daniel Oliveira, jornalista e comentador da SIC, considera que o Chega, partido liderado por André Ventura, é o “grande vencedor da noite” eleitoral, numa altura em que segue empatado no segundo posto com o Partido Socialista e só atrás da AD.
Daniel Oliveira reconhece, na antena da SIC Notícias, que, nestas eleições legislativas, o Chega “mudou mesmo tudo” na política portuguesa.
“O Chega é o grande vencedor destas eleições porque passou, a partir de hoje, a ser candidato ao poder e não era, até agora não era”, considera.
O comentador aponta que, a partir de agora, o partido de André Ventura tem de votar contra para uma proposta ser chumbada. “Já não basa abster-se", nota.
Se uma crise económica se instaurar e se a questão da imigração continuar na ordem do dia, defende Daniel Oliveira, o Chega “tem todas as condições para chegar ao poder”.
“Perante isto, a questão é como é que o Chega se reinventa [...] como é que passa a ser visto por mais daquilo que foi?”, questiona.
Quando falta apurar resultados de cerca de 100 freguesias, o Chega segue empatado com o PS com 23% dos votos, uma percentagem superior aos 18% obtidos no sufrágio de 2024.