O Presidente da República frisou, esta quinta-feira, a importância de as eleições legislativas deste domingo resultarem num cenário governativo com estabilidade. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que, conhecidos os resultados eleitorais, dará posse à solução "menos má".
“A missão do Presidente da República é pegar nos resultados eleitorais e tentar encontrar a solução de governabilidade melhor ou menos má”, afirmou o Chefe de Estado, esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas.
Marcelo Rebelo de Sousa voltou a constatar que “a Europa” e “o mundo” estão “instáveis”, motivo pelo qual a solução governativa escolhida deve “dentro do possível” procurar não acentuar essa instabilidade.
“Importa salvaguardar o máximo de estabilidade”, frisou o Presidente da República.
Portugal vai a votos este domingo, para escolher a nova configuração da Assembleia da República. Estas eleições antecipadas foram convocadas por Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da queda do Governo liderado por Luís Montenegro, em março, após o chumbo da moção de confiança apresentada pelo primeiro-ministro no Parlamento.
Esta foi a terceira dissolução da Assembleia da República decretada por Marcelo Rebelo de Sousa, que, a partir de setembro, vai perder esse poder dissolutivo, uma vez que entrará nos últimos seis meses do seu segundo e último mandato presidencial.