Eleições Legislativas

Líder da Iniciativa Liberal nega "mexericos" sobre coligação com a AD após as eleições

Rui Rocha garante que não há "mexericos" nos contactos do PSD com a IL para uma coligação. Diz que acredita que o líder da AD usou o termo porque o tema, provavelmente, lhe causa algum desconforto. Já sobre as críticas de Pedro Nuno Santos, que acusou os liberais de serem explosivos, disse que a única coisa perigosa ou radical na IL é o crescimento económico que o partido propõe.

SIC Notícias

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, garante que não há "mexericos" nos contactos do PSD com a IL para uma coligação. Diz que acredita que o líder da Aliança Democrática (AD) usou o termo porque o tema, provavelmente, lhe causa algum desconforto.

Rui Rocha acusou o secretário-geral do PS de ser radical e explosivo por admitir acordos com quem propõe "um pacote de nacionalizações" e integrou no passado ex-membros das FP-25 nas suas listas, numa alusão ao BE.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita a uma fábrica de produção de microalgas e de sal marinho em Olhão, distrito de Faro, Rui Rocha reagiu às declarações do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que considerou que "a AD é uma mistura explosiva do ponto de vista do radicalismo e do ataque ao Estado social".

"Deixem-me dizer a Pedro Nuno Santos: o que é explosivo é Pedro Nuno Santos ter entrado em negociações durante o período da 'geringonça' com o BE e o PCP, nomeadamente no caso do BE, que integrava nessa altura em listas que apresentava a eleições membros das FP-25", acusou Rui Rocha.

Para o líder da IL, "isso é que é explosivo, isso é que é radical".

"Radical é entender-se com partidos que propõem um pacote de nacionalizações, propõem a saída de Portugal da NATO. Isso é que são relações verdadeiramente explosivas", reforçou.

Questionado se não há nada de radical no projeto da IL, Rui Rocha respondeu que "há crescimento económico, soluções para os portugueses, há desafio, há liderança nas ideias".

"É esse o perigo: é que Pedro Nuno Santos sabe muito bem que, com a IL a comandar as soluções para o país, Pedro Nuno Santos e o PS passarão muitos, muitos anos na oposição. Esse é o perigo que Pedro Nuno Santos e o PS estão a falar", afirmou.

- Com Lusa

Últimas