Longe vão os dias em que o Bloco ocupava 19 lugares no Parlamento, mas Mariana Mortágua ainda acredita num resultado que vá além dos cinco deputados atuais.
A líder bloquista, Mariana Mortágua, considera que o partido coloca em destaque, nesta campanha, um tema prioritário para os portugueses: a habitação - e que, segundo o Bloco, tem escapado aos restantes partidos.
Mas há outro assunto que o partido promete não deixar cair e que está relacionada com a queda do Governo: a Spinumviva. O Bloco de Esquerda insiste que Luís Montenegro não deu explicações suficientes.
“Luís Montenegro escondeu do país, em violação das suas obrigações legais e formais, a lista de clientes da sua empresa, da qual recebeu avenças enquanto era primeiro-ministro. E o PSD agora, perante isto, está de cabeça perdida. É a única forma de avaliarmos o que se tem passado nos últimos dias, com instruções para a Polícia Judiciária vigiar telefones de deputados, de jornalistas. O PSD está de cabeça perdida”, acusou Mariana Mortágua.
O Bloco mantém também críticas ao Partido Socialista, mas deixa claro que, se a esquerda estiver em maioria na noite eleitoral, há abertura para um entendimento.