Eleições Legislativas

Cavaco Silva: “É o tempo de votar” e de escolher “o melhor para o futuro”

Depois de votar, Cavaco Silva confessou-se esperançoso numa inversão da tendência de crescimento da taxa de abstenção e apelou aos portugueses para que não deixem “a neve e a chuva” impedir o direito ao voto.

Carolina Botelho Pinto

SIC Notícias

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva afirmou este domingo que é tempo de escolher “o melhor para o futuro de Portugal” e mostrou-se esperançoso numa inversão do crescimento da taxa de abstenção.

Cavaco Silva votou este domingo nas eleições legislativas, passavam poucos minutos das 12:00, como estava planeado, na Escola Josefa d’Óbidos. No final, deixou um apelo aos eleitores.

“Este é o tempo de votar e espero bem que os portugueses, todos os eleitores, não deixem de exercer o seu direito de escolher aquilo que, pessoalmente, consideram ser o melhor para o futuro de Portugal”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre a afluência às urnas, confessou-se surpreendido com o número de pessoas a votar na sua secção. Uma adesão que, disse, “parece maior do que na última eleição”.

Acrescentou ainda que o aumento da taxa de abstenção é preocupante, mas admitiu estar “esperançoso” de que, nesta eleição, essa tendência possa ser invertida.

“Que a bela paisagem da neve e da chuva não vos impeça de exercer o direito de voto, é muito importante votar. Está em causa a escolhe de um novo Governo e de um novo primeiro-ministro”, concluiu.

Se ainda não o fez, pode votar até às 19:00

As mesas de voto estarão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Últimas