Eleições Legislativas

António Costa: "Não é provável que hoje se saiba o resultado final das eleições"

António Costa tinha prometido dirigir-se ao quartel-general do Partido Socialista em caso de derrota, que ainda não se veio a confirmar. Perante a incerteza, o ex-secretário-geral do PS decidiu analisar alguns dados e aparecer para "assumir a responsabilidade" pela descida do PS.

Ana Luísa Monteiro

O ex-secretário-geral do Partido Socialista disse que os resultados das eleições legislativas deste domingo podem não ficar hoje fechados e a noite pode mesmo terminar sem um vencedor. António Costa considera que o resultado do PS "ficou aquém", mas está cá para "assumir a responsabilidade".

Em Lisboa, o ainda primeiro-ministro, que tinha prometido só se deslocar ao quartel-general do PS em caso de derrota, explicou que os resultados "quase finais são menos claros do que eram as previsões iniciais" e que, tendo em conta o "volume de votos que chegarão nos próximos dias dos círculos da Europa, não será fácil designar um vencedor este domingo.

Em resposta aos jornalistas, António Costa disse, no entanto, que há duas coisas que se podem dizer destas eleições: a primeira que o PS "teve uma descida muito significativa na sua votação" e a segunda que "a soma de votos do PSD de Rui Rio com o CDS de há dois anos equivalem àquilo que a AD teve nestas eleições", não se verificando uma grande subida, segundo a análise do ainda primeiro-ministro.

Disse ainda que “há indiscutivelmente uma subida fortíssima do Chega”, que terá de ser analisada com serenidade para perceber se se trata de uma questão estrutural ou da conjuntura em que as eleições decorreram, "dois anos após uma crise inflacionista, uma brutal subida de juros", onde, segundo Costa, a capacidade de resposta do Governo foi "insuficiente".

Últimas