O líder dos sociais democratas não participará no debate para as eleições legislativas com Paulo Raimundo, agendado para o próximo sábado às 20:30 na RTP1. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo jornal Diário de Notícias (DN) e o PCP já reagiu, considerando que Luís Montenegro quer fugir "ao debate com a força de combate à direita".
“Depois de acordado um modelo de debates entre as televisões e os partidos com representação parlamentar, o PSD e o seu presidente querem agora esconder-se e esconder o seu projeto atrás de pretextos”, afirma o Partido Comunista Português (PCP), em comunicado.
O partido liderado por Paulo Raimundo diz que, com esta atitude, Luís Montenegro “esquiva-se a ser confrontado” e "empobrece o debate político".
"Percebe-se que Montenegro queira fugir ao embate com opções e soluções de esquerda. Mas essa atitude não só empobrece o debate político como é revelador da necessidade do PSD em esconder o seu verdadeiro projeto", acrescenta o PCP.
O DN avança que quem substituirá Luís Montenegro no debate agendado com o PCP será Nuno Melo, líder do CDS-PP, membro da Aliança Democrática (AD) composta pela coligação PSD/CDS-PP/PPM.
"Luís Montenegro sabe que o PCP não deixará esquecer o papel que assumiu enquanto presidente do grupo parlamentar do PSD no período do assalto da política da 'troika' a direitos salários e pensões, assim como sabe que foi o PCP, e a luta dos trabalhadores e do povo, o mais firme e determinado obstáculo e opositor a essa política", referem os comunistas.
Para o PCP, "é este debate que Luís Montenegro recusa".
O mesmo jornal acrescenta ainda que será também Nuno Melo que estará presente no debate com o líder do LIVRE, Rui Tavares, no sábado dia 17 às 21 horas na TVI.
A substituição de Luís Montenegro, por Nuno Melo nestes dois debates, surge no mesmo dia em que o líder do PSD ter criticou Pedro Nuno Santos por ter recusado debater na rádio com Luís Montenegro.