Através de um raro vídeo de propaganda, com uma duração de 36 minutos, divulgado hoje, em língua farsi, um homem mascarado dirige-se a Khamenei.
"Tu, pessoa maldita que controla o dito regime islâmico iraniano, ficas a saber que em breve vamos destruir a tua casa desta maneira", declara, mostrando ruínas atrás de si.
Vários soldados prisioneiros são decapitados no vídeo. Um deles tem uma medalha em glória do imã Hussein, o que mostra que era xiita.
O Irão, país cuja população é xiita na larga maioria, é um importante aliado militar e financeiro do regime sírio no conflito que o opõe desde 2011 a vários opositores armados, entre os quais o Daesh.
A República Islâmica mantém-se também ao lado do Governo iraquiano na sua luta contra o Daesh desde 2014. O Daesh, que considera os xiitas como heréticos, acusa no vídeo o Irão de perseguir os sunitas desde há séculos.
"Vamos conquistar o Irão e restaurar a nação sunita como existia", afirma outro homem no vídeo. Islamizado desde o século VII, o Irão tornou-se xiita sob a dinastia safávida no século XVI.
Lusa