Em comunicado, a GNR refere que os militares da corporação, integrados numa missão da agência europeia FRONTEX, socorreram os 19 migrantes, na madrugada de quarta-feira.
Segundo a Guarda Nacional Republicana, o resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento terrestre de vigilância da costa marítima, tendo os militares recebido uma comunicação da guarda costeira grega sobre uma embarcação com pessoas a bordo a sul de Karfas, na Grécia.
Chegados ao local, os militares da GNR prestaram auxílio às 19 pessoas, tendo feito o seu encaminhamento para um local seguro em terra, adianta a corporação, indicando que foi necessário prestar socorro médico a um bebé de dois meses, que apresentava dificuldades respiratórias.
A GNR refere ainda que todas os migrantes foram encaminhados para o centro de acolhimento grego de Vial/Chios.
Desde 01 de abril que 11 militares da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.
A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 30 de setembro.
Lusa