Coronavírus

Covid-19: governador da Flórida desaconselha novas vacinas e contradiz Biden

Ron DeSantis, pré-candidato pelo partido republicano às primárias norte-americanas, diz que não vai permitir que as autoridades usem "moradores saudáveis da Flórida como cobaias para novas vacinas de reforço que não foram comprovadamente seguras ou eficazes".

Ron DeSantis
ANDREW KELLY

SIC Notícias

Lusa

O governador da Flórida desaconselhou o uso das novas vacinas contra a covid-19 a pessoas com menos de 65 anos, contradizendo a Administração do Presidente norte-americano Joe Biden, que esta semana recomendou as novas vacinas atualizadas.

Numa videochamada emitida pela rede social X (anterior Twitter) e acompanhado do cirurgião Joseph Ladapo, Ron DeSantis, argumentou que não há evidencia suficiente que sustente a eficácia das novas vacinas da Moderna e Pfizer/BioNTech recomendadas pelos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (sigla CDC em inglês).

Segundo Ladapo, o novo reforço aprovado na segunda-feira pelo CDC não possui dados de ensaios clínicos "significativos" realizados em humanos que apoiem "a segurança e eficácia da vacina contra a covid-19".

"Não vou ficar parado e permitir que a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) e o CDC usem moradores saudáveis da Flórida como cobaias para novas vacinas de reforço que não foram comprovadamente seguras ou eficazes", disse em comunicado DeSantis, pré-candidato pelo partido republicano às primárias norte-americanas.

Na semana passada, ambos se manifestaram contra as novas vacinas durante um evento em Jacksonville, no nordeste do Estado, que levou a uma resposta dos órgãos federais de saúde, que alertaram que as declarações eram perigosas para a saúde pública.

FDA aprova novas vacinas da Moderna e Pfizer/BioNTech

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou esta segunda-feira as vacinas atualizadas da Moderna e da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, que são eficazes contra variantes contagiosas como a omicron XBB.1.5.

As vacinas atualizadas estão aprovadas para maiores de 12 anos e autorizadas para uso emergencial em crianças entre 6 meses e 11 anos.

Em comunicado, a Pfizer/BioNTech explicou que "a vacina desta temporada" é indicada em dose única para a maioria das pessoas com 5 anos ou mais.

"Esta decisão surge num momento em que os casos de covid-19 estão a aumentar mais uma vez", disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.

"A vacinação continua a ser essencial para a saúde pública e para a proteção contínua contra as graves consequências da Covid-19, incluindo hospitalização e morte", afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Investigação Biológica dos EUA, num comunicado da FDA.

"A vacinação continua a ser essencial para a saúde pública e para a proteção contínua contra as graves consequências da covid-19, incluindo hospitalização e morte", afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Investigação Biológica dos EUA, em comunicado.

Os cidadãos "podem ter certeza", acrescentou, "de que essas vacinas atualizadas atenderam aos rigorosos padrões científicos da agência em termos de segurança, eficácia e qualidade de fabricação".

Últimas