Coronavírus

Fim da pandemia: ministro da Saúde destaca "vitória da ciência sobre o desconhecido"

Manuel Pizarro reagiu ao anúncio da OMS sobre o fim da pandemia de covid-19 e deixou uma palavra sentida “aos que sofreram com a doença” e aos que “perderam entes queridos” nos últimos três anos.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

SIC Notícias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, esta sexta-feira, o fim da pandemia de covid-19, três anos depois desta classificação ter entrado em vigor. Em reação, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, elogiou a forma como os portugueses cumpriram as restrições e agradeceu aos profissionais de saúde que "prestaram um serviço público irrepreensível".

Manuel Pizarro escreveu, num comunicado enviado às redações, que o anúncio feito esta sexta-feira pela OMS "reveste-se de elevado simbolismo e representa uma vitória da perseverança sobre a hesitação, da ciência sobre o desconhecido, da solidariedade sobre o egoísmo e da comunidade sobre o individualismo".

Elogiou a forma como os cidadãos portugueses encararam as dificuldades e as medidas restritivas que condicionaram a liberdade ao longo dos últimos três anos. Notou ainda que o Governo "agiu para proteger as pessoas e a economia".

O especial agradecimento aos profissionais de saúde

Não esqueceu os profissionais de saúde que "assumiram um compromisso com a saúde dos portugueses".

"O Ministério da Saúde agradece a cada um dos profissionais e equipas que, nas diversas áreas, prestaram um serviço público irrepreensível, com sacrifício pessoal, durante as diferentes fases da pandemia de covid-19", referiu Manuel Pizarro.

O ministro endereçou também "uma palavra sentida" a todos os que "sofreram com a covid-19" e àqueles que perderam familiares e amigos durante a pandemia.

Por fim, Pizarro sustentou que é imperativo que se preservem as "lições aprendidas, o conhecimento e o espírito de colaboração adquiridos durante este período tão desafiante", de modo que o Serviço Nacional de Saúde e a saúde pública sejam fortalecidos.

Março de 2020: quando Portugal registou os primeiros casos

Os primeiros casos de covid-19 foram detetados em Portugal no dia 2 de março de 2020 e, duas semanas depois, foi declarado o primeiro estado de emergência.

Nos últimos três anos morreram sete milhões de pessoas em todo o mundo vítimas de covid-19, embora as autoridades de saúde acreditem que este valor seja bastante superior.

Últimas