Coronavírus

Covid-19: mulher cheira café pela primeira vez em dois anos e não contém a emoção

O vídeo do momento em que Jennifer Henderson sentiu corretamente o cheiro a café depois de ter sido infetada com covid-19 já se tornou viral nas redes sociais.

SIC Notícias

Uma mulher norte-americana de 54 anos conseguiu recuperar o olfato, mais de dois anos após ter sido infetada com covid-19 e, posteriormente, ter perdido a capacidade de cheirar e saborear todo o tipo de coisas. O momento em que a paciente sentiu o cheiro a café pela primeira vez ficou registado em vídeo e mostra a emoção sentida pela norte-americana.

Muitas pessoas perderam o olfato e o paladar depois de terem sido infetadas com covid-19, mas nem todas passaram mais de dois anos com esta condição.

Jennifer Henderson, no entanto, é um exemplo dos doentes que padeceram desta complicação. A mulher que vive na cidade de Franklin, no Estado norte-americano de Ohio, foi infetada com covid-19 em janeiro de 2021 e de imediato perdeu a capacidade de cheirar e saborear alimentos, conta a NBC News.

“A maioria dos alimentos sabiam a lixo"

Inicialmente, Jennifer apenas sofreu sintomas ligeiros, como dores de cabeça e fadiga, que desapareceram ao fim da primeira semana. Mas a falta total de olfato e paladar persistiu durante um ano.

12 meses após a infeção, a norte-americana conseguiu voltar a cheirar e a saborear certas coisas, mas muitas delas de forma bastante alterada.

Segundo a Clínica de Cleveland, - instituição onde recebeu o tratamento que restabeleceu a sua capacidade gustativa e olfativa - que cita Jennifer Henderson, nessa época “a maioria dos alimentos sabiam a lixo".

A mesma fonte revela ainda que, na época, para a mulher “as bananas sabiam a metal e o alho a gasolina”.

Como tudo mudou

Jennifer tentou vários tipos de tratamento na esperança de recuperar, contudo, sem sucesso. Eis que um dia teve conhecimento de um tratamento experimental que poderia surtir efeito: o bloqueio do gânglio estrelado, que consiste numa injeção de medicamentos nos nervos localizados na parte inferior da zona frontal do pescoço.

Em novembro de 2022, deslocou-se à Clínica de Cleveland, recebeu o tratamento e os efeitos foram imediatos. O momento em que sentiu o verdadeiro cheiro a algo pela primeira vez em dois anos foi capturado em vídeo e vastamente difundido na rede social Tik Tok.

Nas imagens é possível ver Jennifer a segurar um copo de café e a cheirar o líquido. Imediatamente, a norte-americana começa a chorar de emoção e a dizer “consigo cheirar”.

“Dois anos em que os meus sentidos desapareceram. Agora sinto que a minha vida está a voltar ao normal”, disse Jennifer Henderson no vídeo que já se tornou viral na internet.

Segundo a Clínica de Cleveland, desde então, a mulher já recebeu mais duas injeções e tem vindo a melhorar cada vez mais.


Últimas