O serviço de microbiologia do Hospital Gregorio Marañón de Madrid confirmou, esta segunda-feira, o primeiro caso da nova variante Ómicron no país. Trata-se de uma pessoa que regressou recentemente da África do Sul.
De acordo com a informação publicada na rede social Twitter pelo serviço de microbiologia do hospital, o viajante proveniente da África do Sul foi infetado com o novo coronavírus, encontrando-se bem.
"Foi hoje confirmado pela sequenciação. Conseguimos realizar um procedimento ultrarrápido que nos permite ter o resultado no mesmo dia. O doente está a passar bem", assegura o hospital.
Segundo a Comunidade de Madrid, o viajante da África do Sul, com 51 anos de idade, regressou em 28 de novembro com sintomas ligeiros.
Um total de 33 casos da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, tinham sido até ao início da tarde detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), ainda sem o caso detetado em Espanha.
Numa atualização epidemiológica publicada ao início da tarde, que tem por base dados facultados ao ECDC pelos Estados-membros da UE/EEE até às 12:30 (hora de Bruxelas, menos uma em Portugal), um total de "33 casos confirmados da variante de preocupação Ómicron foram comunicados por oito países".
Além de Portugal, a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi detetada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC, que cita "informações de fontes públicas", como autoridades de saúde.
O centro europeu explica que "todos os casos confirmados têm um historial de viagens para países africanos, tendo alguns efetuado voos de ligação para outros destinos entre África e a Europa".
► ESPECIAL CORONAVÍRUS
SAIBA MAIS:
- Nova variante em Portugal: especialista diz que país deve estar vigilante
- Covid-19: pneumologista diz que "ainda há muitas dúvidas quanto à agressividade" na nova variante
- Covid-19: voos entre Portugal e Moçambique suspensos
- Covid-19: Moderna poderá desenvolver vacina contra nova variante no início de 2022
- Ainda não há indícios que variante Omicron provoque casos mais graves
- Liga avança com participação disciplinar no jogo Belenenses SAD-Benfica
- Covid-19: África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens
- Covid-19: OMS pede para que fronteiras se mantenham abertas