Coronavírus

Covid-19. Terceiro inquérito para avaliar imunidade da população arranca em outubro

Resultados deverão ser conhecidos em dezembro.

SIC Notícias

O terceiro Inquérito Serológico Nacional (ISN) vai arrancar em outubro. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge prevê anunciar os resultados finais em dezembro.

O objetivo deste estudo é caracterizar a imunidade da população à covid-19 e analisar a evolução dessa imunidade ao longo do tempo.

A segunda fase deste inquérito terminou em maio e concluiu que um infetado com covid-19 perde anticorpos três meses depois da infeção.

"Os nossos resultados sugerem ainda que os indivíduos infetados por SARS-CoV-2 têm valores mais baixos de anticorpos do que os vacinados, à semelhança de resultados obtidos em ensaios clínicos (...), não sendo, no entanto, possível inferir quanto a diferenças no nível de proteção entre pessoas infetadas ou vacinadas. De qualquer modo, estes resultados suportam a opção de vacinação de pessoas previamente infetadas com SARS-CoV-2", pode ler-se no documento.

Na segunda fase foi atestada a prevalência de anticorpos específicos contra o vírus SARS-CoV-2 na população residente em Portugal, que foi de 15,5%, sendo 13,5% conferida por infeção. Segundo o estudo, as regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo foram aquelas onde se observou uma maior seroprevalência.

Veja também:

Últimas