A empresa de biotecnologia norte-americana Novavax anunciou hoje que a sua vacina contra a covid-19 tem uma eficácia superior a 90% e garante proteção contra as variantes do novo coronavírus.
As conclusões surgem após um ensaio clínico com mais de 30 mil pessoas nos Estados Unidos e no México.
"A vacina demonstrou uma proteção de 100% contra as formas moderadas e graves da doença e de 90,4% de uma forma geral", indicou a empresa em comunicado.
A empresa revelou que conta ter autorização para utilização no Estados Unidos, Europa e outras regiões no fim de setembro, estimando conseguir produzir até 100 milhões de doses por mês nessa altura e 150 milhões até o final do ano.
Diferente tecnologia da utilizada noutras vacinas
A vacina Novavax - NVX-CoV2373 - utiliza uma técnica diferente das usadas até agora nas outras vacinas já autorizadas: é uma vacina baseada em proteínas que desencadeiam uma resposta imunitária, sem vírus.
Não necessita de ser armazenada a temperaturas muito baixas, mas apenas entre 2ºC e 8°C, o que pode facilitar o seu transporte e administração nos países menos desenvolvidos.
Mais de dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas em todo o mundo, mas há as desigualdades muito acentuadas entre os países.
Os países mais ricos prometeram na sexta-feira mil milhões de doses de vacinas para os mais pobres na Cimeira do G7.
Vacinas contra a covid-19: as que estão a ser usadas e as que estão a caminho
Em menos de um ano desde que foi declarada a pandemia foram desenvolvidas várias vacinas em laboratórios por todo o mundo. A primeira vacina a obter autorização de emergência para inoculação foi a da Pfizer e BioNTech. O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar esta vacina e a iniciar a campanha de vacinação, em dezembro de 2020.
Mais de 3,7 milhões de mortos no mundo
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.797.342 mortos no mundo, resultantes de mais de 175,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
A grande maioria dos pacientes recupera, mas uma parte evidencia sintomas por várias semanas ou até meses.
Links úteis
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- ECDC - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford - dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine - gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos (EMA)
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças