O Japão decidiu declarar o estado de emergência em toda a área metropolitana de Tóqui a partir de sábado até 7 de fevereiro devido ao aumento de casos de covid-19, segundo o canal AsahiTV.
A capital do Japão registou um número máximo de infeções, com pelo menos 1.591 casos esta quarta-feira.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga deverá declarar o estado de emergência de nível 4 - o mais elevado - esta quinta-feira.
O ministério da Saúde teve uma reunião com especialistas em doenças infecciosas na quarta-feira, a segunda em dois dias, que pediram medidas mais rígidas e mais longas para combater a pandemia.
"Mesmo que tomemos fortes medidas imediatamente, será difícil que a área metropolitana de Tóquio baixe para o nível 3 até o final de janeiro", disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, citado pela Reuters.
As novas infeções em todo o país chegaram a 5.307, um novo máximo diário de acordo com uma contagem da emissora nacional NHK. Tóquio registou 1.591 casos, também o mais elevado de sempre.
Mais de 1,85 milhões de mortos no mundo
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Os Estados Unidos continuam a ser o país mais atingido pela pandemia, seguindo-se a Índia e o Brasil, com 7.716.405 e 195.725 óbitos.
Links úteis
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)