O Reino Unido deveria vacinar 2 milhões de pessoas por semana para evitar uma terceira vaga da covid-19, segundo um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM).
A instituição defende também que o nível máximo de restrições e o fecho das escolas em janeiro são essenciais para reduzir a pressão nos hospitais.
Se a vacinação não começar a aumentar, os investigadores temem que o número de casos e de internamentos em 2021 seja superior aos já registados.
"O cenário de intervenção mais rigoroso, com nível 4 em toda a Inglaterra, escolas fechadas em janeiro e 2 milhões de indivíduos vacinados por semana, é o único cenário que consideramos que reduz o pico nos cuidados intensivos abaixo dos níveis observados na primeira onda", segundo o estudo.
"Na ausência de uma administração substancial da vacina, os casos, hospitalizações, admissões em cuidados intensivos e mortes em 2021 podem exceder os registados em 2020".
A vacinação de dois milhões de pessoas por semana "prevê-se que tenha um impacto muito mais substancial", avança o estudo que ainda não foi revisto pelos pares.
Nova variante detetada em solo britânico
O Reino Unido detetou uma nova variante do coronavírus. que pode ser até 70% mais transmissível, embora não seja considerada mais letal ou causadora da forma da doença mais grave.
Tal notícia levou a medidas restritivas em Londres e no sudeste da Inglaterra e vários países a fechar fronteiras com o Reino Unido.
Reino Unido ultrapassa pela primeira vez os 41 mil casos diários
O Reino Unido regista mais de 71 mil mortes e mais de 2,3 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemi até aos números registados na segunda-feira.
Até quinta-feira, mais de 600 mil pessoas tinham sido vacinadas.
Pandemia já matou mais de 1,7 milhões de pessoas no mundo
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Os países que registaram o maior número de novas mortes são os Estados Unidos, o Brasil e o México, bem como a Índia e o Reino Unido.
Links úteis
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)