Coronavírus

AstraZeneca garante ter "a fórmula vencedora" contra a covid-19

Investigadores acreditam que a injeção será eficaz contra a nova variante do vírus SARS-CoV-2

Dado Ruvic

SIC Notícias

O grupo farmacêutio britânico AstraZeneca afirma ter encontrado, após mais investigações, "a fórmula vencedora" para a sua vacina contra a covid-19 que está a desenvolver em conjunto com a Universidade de Oxford e que deverá ser aprovada nos próximos dias no Reino Unido.

"Acreditamos que encontrámos a fórmula vencedora e como alcançar uma eficácia que, com duas doses, é tão elevada como as outras" vacinas, declarou o diretor-geral da AstraZeneca Pascal Soriot ao Sunday Times, garantindo uma "proteção a 100%" contra as formas mais graves da covid-19.

Em novembro foi anunciado que a vacina desenvolvida pela universidade de Oxford e pela AstraZeneca - ChAdOx1 nCoV-19 - tinha uma eficácia de 70% - contra os 95% de eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech e os 94,5% da Moderna.

Nova variante detetada em solo britânico

O Reino Unido, primeiro país que começou a campanha de vacinação com ao medicamento da Pfizer/BioNTech, detetou uma nova variante do coronavírus.

Contra esta mutação, "acreditamos que, por enquanto, a nossa vacina mantém a sua eficácia", afirmou Pascal Soriot. "Mas não podemos ter a certeza por isso vamos fazer mais testes".

Reino Unido vai distribuir vacina da AstraZeneca a partir de 4 de janeiro

O governo britânico anunciou na quarta-feira que apresentou os dados completos da vacina da Oxford / AstraZeneca ao regulador do Reino Unido, o MHRA. Segundo a imprensa britânica, a d deecisaão deve ser anunciada nos próximos dias a vacinação começar a partir de 4 de janeiro.

Estão encomendadas 100 milhões de doses desta vacina - que tem de ser administrada em duas doses. No total, o Reino Unido assegurou mais de 350 milhões de doses de vacina produzidas por sete fabricantes.

Até agora foram vacinadas cerca de 600 mil pessoas com a vacina da Pfizer/BioNTech.

Últimas