Vão ser reforçadas as equipas de médicos, forças de segurança e Proteção Civil em cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa para mapear os casos de covid-19, de forma a garantir que os isolamentos são efetuados.
Haverá mais três equipas no concelho de Loures, uma em Odivelas, duas na Amadora, três em Sintra e três na cidade de Lisboa.
"Reforço das equipas para que seja efetivado o isolamento, não chega só a determinação do isolamento, ele tem de ser efetuado."
Rui Portugal explica como estas equipas estão organizadas. O coordenador do gabinete regional de intervenção, Rui Portugal, anunciou ainda que começam esta segunda-feira a ir para o terreno algumas das 12 equipas - em Loures, Odivelas, Amadora, Sintra e Lisboa.
Região de Lisboa e Vale do Tejo tem 45% dos infetados em Portugal
A situação na região de Lisboa e Vale do Tejo "continua a ser a que inspira mais atenção" das autoridades de saúde, por ser a que concentra a grande maioria dos casos diários, lembrou o secretário de estado.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo a pandemia de covid-19 atingiu esta segunda-feira os 18.977 casos, mais 225 do que no domingo.
Esta região tem atualmente 45% dos infetados em todo o país.
"É tempo de reforço das equipas e da definição de estratégias dirigidas a uma zona do país que tem características diferentes das outras, por isso estamos a fazê-lo", afirmou o secretário de estado que considera que chegou o "momento do trabalho de terreno".
LINKS ÚTEIS
- Especial sobre o novo coronavírus Covid-19
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças