Coronavírus

Espanha supera os 100 mil recuperados da Covid-19

Número de mortes diárias voltou a subir.

Jon Nazca

SIC Notícias

Espanha contabilizou, nas últimas 24 horas, 331 novas mortes por Covid-19 - mais 43 face a domingo -, perfazendo um total de 23.521 vítimas mortais. O número de infetados subiu para 209.465, mais 1.831 em relação a ontem.

O número de recuperados também voltou a registar um aumento - mais 2.144 pessoas curadas, que elevam o total para 100.875.

Apesar de hoje ter aumentado o número diário de mortes, a tendência geral dos últimos dias é para uma diminuição dos óbitos, assim como dos novos casos positivos.

Depois de seis semanas de confinamento, o Governo Espanhol começou a preparar o fim escalonado dessas medidas e a desenhar a retoma à normalidade possível.

As crianças até aos catorze anos de idade foram autorizadas, a partir de domingo, a sair à rua durante uma hora por dia, das 09:00 às 21:00, acompanhadas por um adulto, até a um quilómetro das suas casas, podendo levar brinquedos consigo, embora tenham de se manter afastadas de outros menores.

Por outro lado, o executivo espanhol deverá revelar na terça-feira um plano de "transição para uma nova normalidade" com medidas que devem incluir a possibilidade de os adultos saírem de casa para fazer desporto individualmente ou fazer caminhadas com uma pessoa que viva sob o mesmo teto, a partir de 2 de maio próximo.

O Ministério da Saúde vai analisar hoje os planos que as diferentes comunidades autónomas apresentaram para a fase de transição de desmantelamento das medidas em vigor e que será "assimétrica", com ritmos diferentes consoante as várias regiões.

O "estado de emergência" está em vigor no país desde 15 de março e até 9 de maio próximo e as medidas de confinamento apenas permite a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.
Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (496 óbitos), depois da Bélgica (622) e antes da Itália (441) e França (350), numa lista em que os Estados Unidos têm 167 e Portugal 89.

Últimas