Consulta aberta

O que fazer para ter médico de família?

Em janeiro deste ano, o número de pessoas sem médico de família em Portugal atingiu quase 1,7 milhões. O governo lançou recentemente um programa de emergência onde garante que a saúde familiar é uma das prioridades, e que vai contratar mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde. Será que isto é suficiente para resolver o problema?

Margarida Graça Santos

Ao contrário do que muitos pensam, Portugal é dos países na europa com mais médicos por cada 100 mil habitantes e este número tem vindo a aumentar. Ou seja, o problema não é propriamente a falta de médicos. É a falta de médicos a querer ficar no SNS. E isso dificilmente se resolve com mais vagas, porque se não forem apelativas, ninguém as vai querer.

De qualquer forma vamos ao que interessa. Hoje vem à consulta aberta, porque apesar de estar inscrito no Serviço Nacional de Saúde não sabe se têm ou não médico de família, e se não têm, quer saber como pode vir a ter.

O pedido de atribuição de médico de família pode ser feito por cidadãos portugueses, residentes legais em Portugal, beneficiários de acordos internacionais, refugiados e requerentes de asilo. Na teoria, todos estes grupos têm direito a um médico de família.

Assista ao vídeo da Consulta Aberta para saber o que fazer para saber se tem ou não médico de família. O processo de inscrição é bastante simples, o resto é que pode ser um pouco mais complicado.

Enquanto a teoria ainda estiver longe da prática, saiba também que tem disponível a linha SNS 24, que pode contactar e onde pode esclarecer as suas dúvidas de saúde, incluindo saber se deve ir a um centro de saúde ou a um hospital dependendo das suas queixas.


Últimas