Consulta aberta

Está com tosse? Pode ser um bom sinal, perceba porquê

Estamos na altura do ano em que ou está com tosse ou conhece alguém que está com tosse, e este é o sintoma que mais leva pessoas a procurarem ajuda médica. Ou pelo menos era, quando não tínhamos tanta gente em burnout a perguntar como é que podem reduzir a quantidade de trabalho com a condição de não reduzir a quantidade de trabalho...

Margarida Graça Santos

Tal como a febre, a tosse é na verdade um mecanismo de defesa, que tem o propósito de expelir o ar ou secreções que temos nos pulmões. E isto é bom porque nos ajuda a combater infeções, por exemplo. Se temos expetoração e vírus dentro do pulmão, queremos mandá-lo cá para fora.

Portanto, não é propriamente uma doença mas um sintoma ou manifestação de outro problema. Por isso é que quando vai à consulta porque quer um xarope para a tosse, é provável que o médico queira antes perceber qual é a causa e tratá-la adequadamente.

O contexto da tosse é muito importante. É uma tosse que só aparece a noite? É seca ou têm expetoração? Esteve doente? Fuma? Perdeu peso? Tem alergias? Tudo isto vai facilitar o diagnóstico.

Nas infeções virais, que são das causas mais comuns, há um quadro generalizado. Um nariz a pingar, um aumento da temperatura corporal, e outros sintomas que a única dúvida que deixam é se é uma infecção provocada por um vírus ou uma bactéria. Como a maioria das infeções são virais, podemos optar por esperar e ver evolução dos sintomas.

A tosse pode durar até três semanas, e desde que o quadro clínico melhore, basta ir vigiando. Quando a tosse dura mais de três semanas ou se acompanha de sinais de alarme, ai sim devemos investigar.

A asma, a rinite alérgica, problemas cardíacos, o tabaco, ou outras doenças respiratórias podem associar-se a quadros de tosse mais prolongados. E há ainda uma causa muito comum e que a maioria das pessoas desconhece: o refluxo gastro esofágico grafismo.

Esta é uma doença em que o ácido que devia estar no estômago sobe em direção a garganta e causa irritação e, por sua vez, tosse. Mas esta tosse é diferente da a que é causada por asma ou infeções virais, já que aqui não temos nariz a pingar ou dores de barriga. É uma tosse que tipicamente agrava depois de grandes refeições e à noite, quando nos deitamos e a força da gravidade facilita o refluxo.

Já o cancro do pulmão representa uma percentagem muito baixa dos casos de tosse, ainda mais baixa se estivermos a falar de pessoas não fumadoras.

Sinais de alarme são perda de peso inexplicada, suores noturnos, tosse muito prolongada, entre outros. Em relação ao tratamento e aos xaropes que estão nos picos de vendas nesta altura do ano, a verdade é que na maioria das vezes a sua toma não têm um impacto significativo nem na duração, nem na intensidade dos sintomas.

Se quer um alivio rápido, a partir do primeiro ano de vida pode experimentar um chá morno com mel, mas na verdade nada será melhor do que falar com o seu médico e perceber porque é que têm tosse.

Lembre-se que na maioria das vezes a tosse é um mecanismo de defesa importante e não precisa nem de raio-x, nem de xaropes, nem de antibióticos.

Últimas