Donald Trump garante que o Irão vai atacar Israel esta noite. Numa conversa online transmitida no Youtube com o ‘streamer’ Adin Ross, o candidato republicano negou que seja uma informação secreta.
“Acho que vai haver um ataque esta noite. Estou a dizer-vos já. Soube pelas mesmas fontes, não é informação ultrassecreta, mas soube que Israel vai ser atacado esta noite. Se eu fosse Presidente, ninguém falaria disso sequer, porque não aconteceria de certeza absoluta”, disse Donald Trump.
O candidato à Casa Branca aproveitou a deixa para criticar Joe Biden, afirmando que o Presidente norte-americano é um “veículo perfeito”, porque “vai fazer tudo o que eles querem que faça”.
A Jordânia e a Arábia Saudita informaram o Irão que não vão permitir que nenhum míssil ou drone sobrevoe os seus espaços aéreos. O Rei da Jordânia advertiu esta segunda-feira num telefonema com Joe Biden para o que considera serem "atos hostis" de Israel em locais sagrados de Jerusalém.
O Irão informou Israel, através da Hungria, que planeia uma retaliação depois da morte do líder do Hamas na semana passada. O Ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro foi o intermediário entre os dois países.
Países como a Turquia, a Itália e o Japão aconselharam os cidadãos nacionais a abandonar o Líbano devido ao escalar de tensões no Médio Oriente. Portugal também já desaconselhou “em absoluto” viagens para o Irão e instou os cidadãos portugueses a saírem.