Numa nota divulgada esta tarde no site da Presidência da República, lê-se que Marcelo Rebelo de Sousa exonerou o tenente-general José Carlos Filipe Antunes Calçada "nos termos da lei e depois de ouvido o Governo" e considera que este exerceu o cargo de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional "com zelo, competência e dedicação".
A notícia da exoneração do secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional foi avançada pelo Diário de Notícias, que refere que esta informação surgiu depois do jantar que o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, teve com os quatro chefes militares, na segunda-feira, no Palácio de Belém.
O tenente-general Antunes Calçada era Comandante do Pessoal do Exército e no sábado o Expresso noticiou a sua demissão "por divergências inultrapassáveis" com o Chefe do Estado-Maior do Exército, alegadamente devido à forma como o general Rovisco Duarte decidiu exonerar cinco comandantes no caso do furto de Tancos.
Num curto comunicado, no sábado à tarde, o Exército confirmou que o tenente-general Antunes Calçada tinha pedido a passagem à situação de reserva, "a qual foi aceite pelo general Chefe do Estado-Maior do Exército".
Na próxima reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, marcada para dia 21, as funções de secretário serão transitoriamente asseguradas pelo chefe da Casa Militar do Presidente da República, general João Cordeiro.
Com Lusa