Assalto em Tancos

Assalto a Tancos ensombra reunião das estruturas de comando do Exército

O chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco Duarte, vai presidir hoje em Lisboa à reunião das estruturas de comando alargada do Exército. O encontro acontece em ambiente de tensão e contestação ao Ministério da Defesa, depois do furto de armamento nos paióis de Tancos.

(arquivo)
Jo\303\243o Relvas

Última atualização às 10:21

De acordo com fonte oficial citada pela Lusa, a reunião das estruturas de comando alargada do Exército "já estava marcada antes do incidente de Tancos" e vai reunir generais e coronéis com funções de comando a nível nacional. A reunião é presidida pelo chefe de Estado Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, e decorre a partir do princípio da tarde nas instalações do Exército, em Lisboa.

A reunião realiza-se numa altura em que decorrem as investigações sobre o roubo de material de guerra na Base Aérea de Tancos. "É possível que o chefe do Estado-Maior do Exército acrescente à agenda da reunião a questão de Tancos", adiantou a mesma fonte sem especificar os pontos que vão estar em análise.

Citadas pelo Diário de Notícias, fontes militares consideraram "despropositadas" algumas declarações do ministro Azeredo Lopes. As mesmas fontes contam que a exoneração dos cinco comandantes com ligação direta aos paióis, está a ser vista como uma imposição do Governo ao Chefe de Estado Maior do Exército.

"Não quero que haja entraves às averiguações e decidi exonerar os cinco comandantes das unidades que de alguma forma estão relacionadas com estes processos", anunciou Rovisco Duarte, em declarações à RTP.

Os militares exonerados são o comandante da Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida, o comandante do Regimento de Infantaria 15, o comandante do Regimento de Paraquedistas, o comandante do Regimento de Engenharia 1 e o comandante da Unidade de Apoio de Material do Exército.

O Exército anunciou na quinta-feira que foi detetada na quarta-feira, ao final do dia, a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois paiolins.

Com Lusa

Últimas