Alterações Climáticas

Guterres pede "ação drástica" para travar mudanças climáticas

O secretário-geral da ONU alerta para o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas que “reflete uma situação dramática".

SIC Notícias

António Guterres está esta quinta-feira em Bruxelas para participar no Conselho Europeu. Antes de iniciar a sua participação na cimeira, o secretário-geral das Nações Unidas pediu medidas urgentes para enfrentar as mudanças climáticas.

Guterres começou por afirmar aos jornalistas que o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas “reflete uma situação dramática”:

“Estamos perto do ponto sem retorno onde o objetivo dos 1,5 graus será impossível de atingir”, referindo-se à meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus.

Dadas essas informações, o secretário-geral apontou que é essencial que haja uma “ação dramática por parte das nações mundiais” e, para tal, conta “com a liderança da União Europeia”.

Cimeira prolonga-se até sexta-feira

Esta quinta e sexta-feira os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia reúnem-se em Bruxelas para analisar, entre outras questões, o apoio da Aliança à Ucrânia.

António Guterres também integrará os trabalhos de forma a discutir várias matérias como as repercussões da guerra na Ucrânia, sobretudo do ponto de vista da segurança alimentar, o combate às alterações climáticas e ainda a arquitetura financeira internacional e a sua relação com a ajuda ao desenvolvimento.

Últimas