Alterações Climáticas

Ativistas pelo clima terminam ocupações de escolas com novas lutas em vista

Jovens marcaram para terça-feira uma concentração, seguida de marcha, para o Ministério da Economia.

ANDRÉ KOSTERS

SIC Notícias

Lusa

Os jovens que nos últimos dias ocuparam diversas escolas de Lisboa em defesa do clima anunciaram que as ações terminam esta noite e marcaram para terça-feira uma concentração, no Largo Camões, perto do Ministério da Economia.

Na terça-feira, às 17:00, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, vai reunir-se no Ministério com jovens ativistas, que nas manifestações têm pedido o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e também sua demissão.

Os jovens acusam António Costa Silva de ter dito que não tem preconceitos contra projetos de exploração de gás.

Na noite desta segunda-feira, a porta-voz dos jovens, Alice Gato, disse à Lusa que os jovens decidiram acabar com todas as ocupações e concentrarem-se na terça-feira às 16:15 no Largo Camões, em apoio com os ativistas que se vão reunir com o ministro da Economia.

Segundo Alice Gato, no final da reunião com o governante, serão anunciadas novas formas de luta. As ocupações continuam na próxima primavera dizem também os jovens em comunicado.

"Queremos agradecer às centenas de estudantes que ocuparam as suas escolas e que têm a coragem e determinação para lutar por todas nós e pelo nosso direito à vida e à educação. Queremos também agradecer aos pais, membros da comunidade educativa, e centenas de professores e de artistas que apoiaram os estudantes em luta e estiveram do nosso lado", lê-se no comunicado.

Últimas