Abusos na Igreja Católica

Padre de Guimarães suspeito de abusos sexuais investigado por porte de arma proibida

A SIC sabe que a arma era de fogo e de pequenas dimensões. Padre Albino Meireles chegou a ser detido pela Polícia Judiciária, mas está neste momento em liberdade.

SIC Notícias

Um padre de Guimarães suspeito de abusos sexuais está agora a ser investigado pela posse de arma proibida. O padre chegou a ser detido pela Polícia Judiciária, mas está neste momento em liberdade.

O padre Albino Fernando Tristão Meireles era, até há um mês, o responsável pelas paróquias de Calvos e de Serzedo, em Guimarães. Deixou de o ser porque foi afastado preventivamente. É um dos nomes denunciado pela lista da Comissão Independente.

Depois de uma conversa com o Arcebispo de Braga, ficou proibido do exercício público do ministério sacerdotal, ou seja, deixou de poder celebrar, por exemplo, missa pública.

Já afastado, foi na semana passada detido pela Polícia Judiciária, alegadamente por posse de arma proibida. A SIC sabe que a arma era de fogo e de pequenas dimensões.

O padre Albino Meireles já está em liberdade. Não vivendo nas casas paroquiais, terão sido realizadas buscas, mas a decisão do juiz foi uma medida não privativa da liberdade.

Entretanto, para as paróquias de Calvos e Serzedo foi nomeado um administrador paroquial, um padre substituto. até que um novo pároco seja chamado.

Últimas