Um estudo do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) inquiriu os alunos que entraram no ensino universitário sobre o conhecimento de conceitos de economia, como o que são os juros, a Euribor e o nível de risco em produtos financeiros. Os resultados não são nada animadores para o futuro do país.
"Hoje não se vive sem lidar com bancos e, portanto, lançar jovens adultos, depois de 12 anos de escolaridade obrigatória, sem estes conhecimentos básicos, parece-nos preocupantes", alertou Rogério Matias, professor do Instituto Politécnico de Viseu.
Mas os investigadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu não se ficam apenas pela análise dos resultados e apontam também caminhos, nomeadamente a aquele que é feito durante a escolaridade obrigatória.
Alguns professores do ensino básico e secundário já pediram apoio para aprofundar conhecimentos e da parte da Escola Superior de Gestão do IPV há abertura para dar formação. Tudo para que os jovens adultos cheguem ao ensino superior melhor preparados.